Países que fazem fronteira com o Brasil

Este artigo talves não vá acrescentar nada mais do que você já tenha aprendido na escola.
Mas....
você sabia que o Brasil faz fronteira com um país da Europa?
Sim, é verdade, o Brasil faz fronteira com um país Europeu.
Leia o artigo para saber qual e porque.

O Brasil faz fronteira com 10 países

Uruguai


A fronteira Brasil - Uruguai do sul do estado do Rio Grande do Sul se estende por 985 km desde a tríplice fronteira Brasil-Argentina-Uruguai a oeste até a foz do Arroio Chuí, ponto mais extremo do Brasil.

Argentina


A fronteira entre Argentina e Brasil é a linha que limita os territórios de ambos países iniciando-se nas cataratas do Iguaçu, segue os percursos do rio Iguaçu, do rio Santo Antônio, do rio Peperi Guassu e do rio Uruguai até à foz do rio Quaraí.
Sua extensão total é de 1.236,2 quilômetros por rios e apenas 25,1 quilômetros por divisória de águas perfazendo um total de 1.224 quilômetros de fronteira.

Paraguai
A fronteira internacional entre Brasil e Paraguai a ponte da amizade Foz do Iguaçu, no Paraná, até Corumbá, em Mato Grosso do Sul. Atravessa uma variedade de terrenos, percorrendo desde grandes áreas urbanas até desertos inóspitos e áreas alagadas. Começa no marco das três fronteiras, entre Foz do Iguaçu e Presidente Franco, e termina na tríplice fronteira com a Bolívia, próximo à cidade paraguaia de Bahia Negra.
Sua extensão total é de 1,290 quilômetros.

Bolívia

A fronteira entre Bolívia e Brasil é a linha que limita os territórios da Bolívia e do Brasil, e que se estende desde Corumbá, em Mato Grosso do Sul, até Assis Brasil, no Acre.
A linha limítrofe atravessa uma variedade de terrenos, percorrendo desde grandes áreas urbanas até desertos inóspitos e florestas. Começa no Pantanal e termina na Floresta Amazônica. 3,400 km de fronteira na América do Sul.

Peru

A fronteira entre Brasil e Peru é a linha que limita os territórios do Brasil e do Peru. Os estados do Brasil fronteiriços ao Peru são o Amazonas e o Acre. Sua extensão total é de 2.995 quilômetros, situando-a entre as 11 maiores fronteiras do mundo em extensão. Dos 2 995km de extensão da fronteira, 2.003 são delimitados por corpos d'agua, como rios e canais, e outros 709km por topos de morros ou divisores de água.

Colômbia

A fronteira do Brasil com a Colômbia tem uma extensão de 1.644,2 quilómetros e está inteiramente demarcada. Em sua extensão total, a linha-limite percorre 808,9 km por rios e canais, 612,1 km por linhas convencionais e mais 223,2 km por divisor de águas.

Venezuela


A fronteira entre Brasil e Venezuela é a linha que limita os territórios do Brasil e da Venezuela. Entre o ponto tríplice com a Colômbia, no Rio Negro, e o ponto tríplice com a Guiana, no alto do Monte Roraima, são 2.199 km, sendo apenas 90 km convencionais e 2.109 km definidos pela linha divisória de águas entre as bacias do Amazonas (Brasil) e do Orinoco (Venezuela), através das serras do Imeri, Tapirapecó, Curupira e Urucuzeiro (Estado do Amazonas), Parima, Auari, Urutanim e Pacaraima (Estado de Roraima), no Planalto das Guianas.

Guiana


A fronteira entre o Brasil e a Guiana icia-se no planalto das Guianas num ponto de tríplice fronteira onde se juntam a fronteira Brasil–Suriname, a fronteira Guiana–Suriname e a fronteira Brasil–Guiana. Segue para oeste ao longo da divisória entre a bacia do rio Amazonas e os rios da Guiana que drenam para o Oceano Atlântico (rio Essequibo, rio Courantyne) sobre a Serra Acari. Toma a direção norte, ao longo do rio Tacutu e depois do seu afluente Ireng, onde se estende a savana de Rupununi. Segue a divisória de águas, passando por tepuis, um dos quais o ponto mais setentrional do Brasil, o Monte Caburaí, e termina na tríplice fronteira sobre o monte Roraima onde se liga à fronteira Brasil–Venezuela e à fronteira Guiana–Venezuela.
A extenção total desta fronteira é de 1.605 km.

Suriname

A fronteira entre o Brasil e o Suriname é uma linha de 593 km de extensão, sentido oeste-leste, que separa o sul do Suriname do território brasileiro na Serra Tumucumaque. A fronteira é a menos extensa do Brasil com seus vizinhos e é quase toda com o estado do Pará, sendo apenas cerca de 25 km no leste com o Amapá.

A região de fronteira entre o Brasil e o Suriname é extremamente isolada, existindo apenas algumas aldeias e malocas indígenas nas margens dos rios, além do Pelotão Especial de Fronteira de Tiriós, onde fica localizado o único aeroporto que dá acesso à região.

França (Guiana Francesa)

A fronteira entre Brasil e França é a linha que limita os territórios do Brasil e da Guiana Francesa. Sua extensão é de 730 km, no que constitui a segunda menor fronteira terrestre do Brasil.
A fronteira franco-brasileira começa no planalto das Guianas numa tríplice fronteira onde se encontram a fronteira Brasil-Suriname e a fronteira França-Suriname. Esse ponto é chamado "Koulimapopann" nos mapas ido Instituto Geográfico Nacional Francês, e fica em 2°20'15,2" N, 54°26'04,4" W.

Deste ponto, corre ao longo de 303,2 km , nos montes Tumuc-Humac ao longo da divisória de águas entre a bacia do rio Amazonas e os rios da Guiana que desaguam no oceano Atlântico. Bordeja o limite das comunas de Maripasoula e Camopi frente ao município brasileiro de Laranjal do Jari. Toma a direcção do rio Oiapoque, que corre para norte na floresta equatorial, e que serve de fronteira por 427,2 km entre os territórios de Camopi e Saint-Georges de um lado e outro do rio.

Chega à foz do rio a oeste do cabo Orange em 4°30'30"N, 51°38'12"W. Deste ponto, situado na baía de Oiapoque, prolonga-se por uma fronteira marítima que separa as águas territoriais dos dois países. Alguns marcos de fronteira materializam esta fronteira.

Do "Oiapoque" ao Chuí

As bases desta fronteira remontam ao Tratado de Utrecht de 1713 entre a França e Portugal, mas diversas interpretações quanto ao traçado da fronteira existem hoje. Embora a França considere que o rio Japoque mencionado no texto corresponda ao rio Araguari, o Brasil considera que corresponde ao rio Oiapoque.

Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_pa%C3%ADses_lim%C3%ADtrofes_do_Brasil

Sem comentários:

Enviar um comentário



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...