Crateras de impactos de meteoritos no Brasil

Esta lista de crateras de impacto no Brasil iclui as crateras de impacto mais notáveis confirmadas e listadas na Base de Dados de Impactos na Terra.

Estas crateras foram causadas devido à colisão de grandes meteoritos ou cometas com a Terra. O estudo realizado na Universidade de Freiburg, na Alemanha, mostra que o nosso planeta tem 128 crateras de impacto maiores de seis quilômetros de diâmetro. No caso das crateras erodidas ou enterradas, o diâmetro indicado corresponde ao estimado originariamente.


O Brasil apresenta várias estruturas em anel com feições de crateras meteoríticas sendo que algumas delas já foram bem estudadas e são reconhecidas como astroblemas, outras estruturas morfológicas apresentam algumas características semelhantes a crateras de impacto, mas que necessitam maiores estudos conclusivos.

Domo de Araguainha (GO-MT)

A cratera de Araguainha é uma cratera de impacto (astroblema) na fronteira dos estados do Mato Grosso e Goiás, no Brasil, entre as vilas de Araguainha e Ponte Branca. Com um diâmetro de 40 km, é a maior cratera de impacto da América do Sul.
A cratera de Araguainha é conhecida na geologia como domo de Araguainha sendo o núcleo da cratera soerguido e circundado por depressões anelares, arcos de colinas isoladas e terraços escarpados.

São Miguel do Tapuio (PI)
Fica no estado do Piauí e tem o diâmetro de 22 km.

Serra da Cangalha (TO)
Tem seu centro no estado de Tocantins com um diâmetro de 12 km e idade máxima de cerca de 200 a 240 milhões de anos.

Vargeão (SC)
O Domo de Vargeão, tem o diâmetro de 12 km e idade máxima de 120 milhões de anos. Foi formada sobre rochas vulcânicas básicas e rochas sedimentares da Bacia do Paraná.

Piratininga (SP)
Diâmetro de 12 Km.

Cerro Jarau (RS)

No estado do Rio Grande do Sul e o seu diâmetro é de 10.5 Km.

Santa Marta (PI)
No estado do Piauí, e diâmetro de 10km.

Vista Alegre (PR)

Tem o diâmetro de 9,5km e idade máxima de 120 milhões de anos.
A presença de um núcleo central soerguido não é evidente também formada sobre rochas vulcânicas básicas, mas em seu interior ocorrem arenitos de camadas inferiores, o que sugere soerguimento. Feições de impacto: brechas de impacto em basaltos, cones de estilhaçamento (shatter cones) e feições de deformação planar (PDFs) em quartzo.

Inajah (PA)
No estado do Pará, e diâmetro de 6km.

Riachão (MA)
Tem um diâmetro de 4,5 km e idade desconhecida.
Fica a apenas 43 km da Serra da Cangalha.

Colônia (SP)

A cratera de Colônia é a principal atração do patrimônio geológico da cidade de São Paulo. Localizada na região de Parelheiros, foi criada com um impacto de um meteoro de estimados 200 m de diâmetro há aproximadamente 20 milhões de anos, formando uma cratera de 3,6 km de diâmetro.

A cratera de Colônia é a mais próxima de um ambiente urbano (está a 35 km do centro da cidade). Por isso, é um patrimônio natural tombado pelo Condephaat.

Fonte:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_crateras_de_impacto_na_Terra

1 comentário:



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...